A linguagem é algo inato ao ser humano e por isso acompanha toda evolução e transformação que o homem viveu ao longo de sua história, ou seja, está relacionada fatores históricos e culturais. Dessa forma, entendemos que a linguagem humana extrapola a língua escrita, pois nem sempre verbalizamos as palavras da mesma forma que escrevemos. Veja os exemplos de falas abaixo: -“Cê vai lá em casa?” -“Nóis vai sim na festa” -“Eita égua, gostei desse trem” -“Pra mim compra isso tenho que junta muito dinheiro” Diante desse contexto, considerando a pronúncia das falas acima e seus conhecimentos sobre o uso da linguagem, analise as afirmativas: I. Todas as falas têm variações no uso da linguagem. II. Todas as falas demonstram somente falta de conhecimento gramatical. III. A linguagem extrapola o uso das regras gramaticais. IV. A escola precisa trabalhar com a norma culta e suas variantes. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Em nossos dias ainda há muito preconceito linguístico. Quando observamos que a língua é mutável ao longo da história, no entanto, podemos superar estes problemas.
I. Todas as falas têm variações no uso da linguagem.
Correto. Não existem falas que se igualam, mesmo em termos de idioma, estilística, entonação e etc. O uso da linguagem é tão variado quanto são as pessoas no mundo.
II. Todas as falas demonstram somente falta de conhecimento gramatical.
Falso. O jeito que falamos não reflete nosso conhecimento gramatical, dado que a fala tem funções por vezes distintas da comunicação escrita, por exemplo.
III. A linguagem extrapola o uso das regras gramaticais.
Correto. O que se faz com a linguagem é comunicar. A comunicação não está limitada a certas regras dadas em livros de gramática, mas a sua importante função social.
IV. A escola precisa trabalhar com a norma culta e suas variantes.
Correto. A escola deve se atentar para o ensino múltiplo das línguas, de modo a contemplar não apenas a linguagem culta, aquela dos dicionários e livros de gramática, mas também suas variações sociais.