Pedagogia, perguntado por cassianazago, 5 meses atrás

A linguagem é adquirida e desenvolvida por meio da relação entre as características individuais da criança e as características do ambiente onde ela se desenvolve. A disponibilidade de brinquedos, a presença e a qualidade da interação dos adultos que vivem no ambiente familiar ou que estão no seu ambiente escolar são fatores fundamentais para o desenvolvimento da linguagem da criança.

A brincadeira é uma potente linguagem infantil, pois se configura como um meio que as crianças pequenas utilizam para expressar suas ideias, demonstrar e assimilar sentimentos, estabelecer contatos sociais, desenvolver habilidades e criatividade. No entanto, muitos profissionais se questionam sobre se as características da brincadeira permanecem quando o brincar ocorre por meio de jogos eletrônicos.

Veja, a seguir, um levantamento da literatura brasileira sobre o que dizem as pesquisas recentes a respeito da prática de jogos eletrônicos por crianças.

​​​​​​​

Imagine que você trabalha em uma escola de Ensino Fundamental com crianças de 7 anos de idade. Logo nas primeiras semanas de aula, alguns alunos compartilham o desejo de trazer equipamentos eletrônicos para utilizarem durante o intervalo e nos tempos disponibilizados às brincadeiras livres.

Tendo em vista a compreensão do brincar como uma linguagem infantil, o que você faria nessa situação? Cite, ao menos, dois argumentos para justificar a sua tomada de decisão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por geoval
10

Resposta:

São três possíveis respostas:

- Permitiria o jogo eletrônico nos intervalos e nos tempos livres, com a justificativa de que esse período pode ser gerenciado pelos próprios estudantes, inclusive como exercício de construção da autonomia.  Pode-se justificar, também, pelo fato de que os jogos eletrônicos promovem: expressão de ideias, demonstração e assimilação de sentimentos, estabelecimento de contatos sociais e desenvolvimento de habilidades e criatividade.

- Não permitiria o jogo eletrônico nos intervalos e nos tempos livres, com a justificativa de que, na atualidade, esse tipo de jogo está largamente disponível no ambiente familiar. Portanto, no ambiente escolar pode-se priorizar o estabelecimento de contatos sociais diretos, sem mediação eletrônica.

- Teria um posicionamento após conhecer melhor o perfil da turma, ao fazer uma pesquisa sobre a cultura da brincadeira no ambiente familiar dos alunos a fim de subsidiar a decisão sobre o melhor uso possível do tempo de brincar na escola. Após a pesquisa, apresentaria os dados e decidiria em conjunto com a turma.

Explicação:

Respondido por guisantos41
0

Resposta:

Explicação:

Resposta:

São três possíveis respostas:

- Permitiria o jogo eletrônico nos intervalos e nos tempos livres, com a justificativa de que esse período pode ser gerenciado pelos próprios estudantes, inclusive como exercício de construção da autonomia.  Pode-se justificar, também, pelo fato de que os jogos eletrônicos promovem: expressão de ideias, demonstração e assimilação de sentimentos, estabelecimento de contatos sociais e desenvolvimento de habilidades e criatividade.

- Não permitiria o jogo eletrônico nos intervalos e nos tempos livres, com a justificativa de que, na atualidade, esse tipo de jogo está largamente disponível no ambiente familiar. Portanto, no ambiente escolar pode-se priorizar o estabelecimento de contatos sociais diretos, sem mediação eletrônica.

- Teria um posicionamento após conhecer melhor o perfil da turma, ao fazer uma pesquisa sobre a cultura da brincadeira no ambiente familiar dos alunos a fim de subsidiar a decisão sobre o melhor uso possível do tempo de brincar na escola. Após a pesquisa, apresentaria os dados e decidiria em conjunto com a turma.

Perguntas interessantes