A linguagem do relatório deve primar pela clareza na exposição, pela concisão, precisão e unidade. Relatar é escrever, para alguém ausente, os acontecimentos, fatos ou discussões ocorridos em um determi¬nado local, descrevendo, narrando e, muitas vezes, dissertando. A estrutura do relatório vai depender do espaço social no qual ele será produzido, quais os objetivos a que ele deve atender. Do mesmo modo, o grau de formalidade ou informalidade da estrutura linguística a ser seguida. Para Flores (1994), a estrutura de um relatório apresenta-se como: formal, informal e semi-informal. Diante dessas três estruturas de um relatório, relacione as colunas de acordo com cada estrutura, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.
I - formal
II- informal
III- semi-informal
( ) é rigoroso na forma de apresentação e estrutura, seguindo todas as normas de um trabalho técnico. É extenso, contendo mais de 15 páginas, e o assunto é tratado com muita profundidade. Os relatórios de estágio ou de término de curso entram nessa categoria.
( ) trata de um único assunto, sua apresentação é breve, é redigido em poucas páginas (uma ou duas), às vezes apenas com um parágrafo, não exigindo cabeçalho nem título. Pode ser manus¬crito ou digitado. São exemplos desse tipo de relatório: o memorando e a carta-relatório.
( ) é identificado pela sua extensão, contendo de 5 a 15 páginas. Trata de assunto de certa com¬plexidade, exigindo pesquisa ou investigação. O relatório de visita, com objetivo predeterminado. Assinale a sequência correta: Escolha uma:
a. III, I, II
b. II, I, III
c. III, II, I
d. II, III, I
e. I, II, III
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a resposta certa é a letra B: 1,2,3
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás