A linguagem, de acordo com Jakobson (2001), tem uma variedade de funções. O remetente envia uma mensagem a um destinatário. Para que possa ser transmitida, a mensagem requer um contexto (ou referente), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou passível de verbalização, um código comum (parcial ou totalmente) a ambos – remetente e destinatário –, e, finalmente, um contato, ou seja, um canal físico por meio do qual possa ser veiculada. Cada um desses seis elementos encerra uma função da linguagem diferente, ou seja, a ênfase no fator determina a função. Apesar de serem seis elementos e, portanto, seis funções da linguagem, normalmente as mensagens comportam mais de uma função, havendo uma predominante, mas não exclusiva. Deve-se ressaltar que a estrutura da mensagem depende dessa função predominante. Observe os textos abaixo: 1. - Olá, como você está? - Estou bem, e você? Sua família? - Todos estamos bem! Veja se aparece em casa uma hora dessas... - Sim, quando der. Abraços a todos! 2. Intolerância Substantivo feminino. Característica de intolerante, inflexível, de quem não expressa perdão nem clemência; intransigência. Ausência de tolerância ou falta de compreensão; incomplacência. Atitude odiosa e agressiva direcionada a pessoas que possuem opiniões diferentes ou comportamentos que diferem do considerado aceitável pela maioria: intolerância religiosa. Intransigência a diferentes opiniões. [Medicina] Impossibilidade corporal para suportar certas substâncias não tóxicas, mas que são capazes de produzir reações alérgicas. Etimologia (origem da palavra intolerância). A palavra intolerância deriva do latim “intolerantia,ae”, que significa intolerância, intransigência. Sobre os textos acima, informe qual é a função de linguagem predominante neles. Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
No texto I, a função de linguagem predominante é a fática por ser centralizada no canal de comunicação entre o emissor e o receptor.
No texto II, a função de linguagem predominante é a metalinguagem por ser centralizada no código (língua), esclarecendo seus vários significados.
Funções de linguagem
As funções de linguagem constituem em formas de uso da comunicação conforme seus elementos em destaque:
- função emotiva ou expressiva (emissor)
- função conotativa ou apelativa (receptor)
- função poética (mensagem)
- função metalinguística (código)
- função referencial (referente)
- função fática (canal)
No texto I, a função fática é representada pelo diálogo direto entre duas pessoas. Enquanto no texto II, a função metalinguística é identificada por fornecer conceitos da palavra "intolerância" em áreas distintas.
Entenda mais sobre funções de linguagem aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20558082
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás