A LINGUAGEM DA ESCRITA
Durante muito tempo se acreditou que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3500 anos a.C. No entanto, novos achados indicam que escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta. Ela pode ter sido inventada na Mesopotâmia, no Egito, na Índia ou na China.
O desenvolvimento da escrita pelos sumérios não ocorreu de uma hora para outra, resultou de um longo processo. Acredita-se que a necessidade de controlar os recebimentos e pagamentos e a circulação de produtos (trigo, animais e utensílios) deu origem à escrita.
Os sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com qual faziam sinais em formas de cunha. Por isso essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
A escrita possibilitou à humanidade armazenar ideias, experiências e transmiti-las às novas gerações.
A escrita suméria, bem como a egípcia, utilizavam pictogramas, e a escrita chinesa utilizava ideogramas. As escritas pictográficas e ideográficas eram complexas, possuíam milhares de caracteres e eram somente praticadas por um número pequeno de profissionais especializados (escribas ou membros da realeza).
Glossário:
Sumérios: um povo da Mesopotâmia.
Cunha: peça de ferro ou madeira cortada em ângulo agudo.
Pictograma: desenho simplificado e estilizado que representa objetos
ou seres.
Ideograma: símbolo que retrata uma ideia, um acontecimento.
O alfabeto fenício
Continua...
A necessidade de facilitar o comércio e agilizar a comunicação com outros povos levou os fenícios a desenvolverem um alfabeto. Esse alfabeto, desenvolvido e divulgado pelos fenícios por volta de 1100 a.C., revolucionou as comunicações entre as pessoas e povos e continua sendo muito importante no nosso dia a dia.
Em vez dos milhares de ideogramas, como os que usam os chineses, os fenícios propunham 22 sinais, cada um deles correspondendo a um som, e não a uma ideia ou palavra.
A escrita alfabética fenícia era, portanto, muito mais simples e prática do que a mesopotâmica ou a chinesa. Assim, mais pessoas tiveram acesso à informação e ao conhecimento, antes reservados a poucas pessoas. As 22 letras do alfabeto fenício eram consoantes. Os gregos acrescentaram a elas as vogais. Assim, o alfabeto fenício serviu de base para o grego, que deu origem ao latino, no qual se baseia o alfabeto que usamos.
ESCRITA FENÍCIA ALFABETO GREGO
Continua...
ALFABETO LATINO
Atividades:
Leia os textos: “A linguagem escrita” e “O alfabeto Fenício”. Destaque as informações mais importantes de cada texto fazendo um resumo deles (um pequeno texto, escrito com suas palavras, contendo as informações mais importantes- trechos que você
sublinhou).
2 – Completa as frases.
a) Povo que desenvolveu o alfabeto: .
b) Os sumérios desenvolveram a escrita a fim de melhorar e controlar os recebimentos e pagamentos de produtos.
c) Desenho simplificado ou estilizado que representa objeto ou seres: .
d) Escrita criada pelos sumérios em forma de cunha feita sobre a argila com palitos: .
e) A escrita chinesa utilizava .
f) Lugar onde acreditava-se que a escrita tinha surgido por volta de 3500 aC: .
g) Nome do profissional especializado na escrita pictográfica e ideográfica: .
Continua...
3 – Responda .
a) O que a escrita te ajuda a fazer no dia a dia?
Escrever muita coisa e anotar.
b) Segundo relatos históricos, a escrita foi inventada na Mesopotâmia. Que motivos levaram a tal invenção? Quem a inventou?
c) Os fenícios inventaram um alfabeto fonético. No que isso contribuiu?
d) Para você, o que significa saber ler e escrever?
e) Ainda hoje, no Brasil, existem pessoas analfabetas. Na sua opinião essas pessoas enfrentam dificuldades? Quais?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A linguagem da escrita ( resumo )
Durante muito tempo se acreditou que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3500 anos a.C. No entanto, novos achados indicam que escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta.
O desenvolvimento da escrita pelos sumérios não ocorreu de uma hora para outra, resultou de um longo processo. Acredita-se que a necessidade de controlar os recebimentos e pagamentos e a circulação de produtos (trigo, animais e utensílios) deu origem à escrita.
Os sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar.
A escrita possibilitou à humanidade armazenar ideias, experiências e transmiti-las às novas gerações.
Alfabeto Fenício ( resumo )
Esse alfabeto, desenvolvido e divulgado pelos fenícios por volta de 1100 a.C., revolucionou as comunicações entre as pessoas e povos e continua sendo muito importante no nosso dia a dia.
Esse alfabeto, desenvolvido e divulgado pelos fenícios por volta de 1100 a.C., revolucionou as comunicações entre as pessoas e povos e continua sendo muito importante no nosso dia a dia.Em vez dos milhares de ideogramas, como os que usam os chineses, os fenícios propunham 22 sinais, cada um deles correspondendo a um som, e não a uma ideia ou palavra.
A escrita alfabética fenícia era, portanto, muito mais simples e prática do que a mesopotâmica ou a chinesa
2)
a) Sumérios
b) Sumérios
c) Pictograma
d) Escrita Cuneiforme
e) Ideogramas
f) Mesopotâmia
g) Escribas
3)
a) Anotar blocos de notas, escrever artigos, textos, anotar agendas, rascunhos, ajuda a ler, afinal, quem ler, geralmente escreve.
b) A necessidade de controlar produtos (trigo, animais e utensílios) deu origem à escrita.
c) Em vez dos milhares de ideogramas, como os que usam os chineses, os fenícios propunham 22 sinais, cada um deles correspondendo a um som, e não a uma ideia ou palavra, tornando-se muito mais simples a comunicação.
d) É significado de liberdade, de não depender de ninguém para realizar ações consideradas simples nos dias atuais, é saber onde está e para onde vai, sem se perder.
e) Sim, muitas dificuldades. Dependem da confiança das pessoas para lerem uma logo de uma loja, de saber ler um simples jornal, ou ir a um banco sacar seu dinheiro.