A linguagem corporal e relevante no âmbito escolar?
Soluções para a tarefa
O presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre de que forma a linguagem corporal vem sendo tratada no ambiente escolar.
Tais questões nasceram de uma prática pedagógica com alunos de escolas públicas do município de Niterói.
Sem pretensão de indicar soluções, a intenção é de apontar para algumas questões, sobre de que forma o "corpo" do aluno é tratado dentro do contexto da escola, e ensaiar algumas sugestões com a preocupação de ajudar na construção de uma prática pedagógica da Educação Física, na busca de uma interdisciplinalidade curricular, e na formação global do aluno, inserido no seu contexto sócio-cultural.
Será que o "saber corporal " está incorporado no conteúdo da Educação Física escolar?
Na maioria das vezes observamos que dentro das escolas a práxis ainda se encontra presa aos primórdios da nossa história, quando com uma visão ainda cartesiana, se mantém uma separação entre o corpo e a mente.
"O corpo é apropriado pela cultura. vai sendo cada vez mais suporte de signos sociais. como dizem é necessária a preparação do (do corpo) para o convívio em sociedade. é preciso aprender as regras sociais. começa a divisão. começa a educação. (Medina, 1990)
O "corpo" é tratado no ambiente escolar, como se sua função fosse levar a "mente" para sala de aula, a fim de que pudesse ser passado para o aluno, o saber que a escola julga necessário adquirir. E o que vemos é um "corpo" mantido em imobilidade limitado e controlado em seus movimentos e expressões, sendo desprezada a história do saber corporal que cada indivíduo possui.
Como é comum ouvirmos: "Fulaninho não aprende porque não para quieto..." E o seu corpo está ali, inquieto e sinalizando outras necessidades de mobilidade e expressão, o que na maioria das vezes não é percebido.
Veja mais em: http://cev.org.br/biblioteca/reflexoes-sobre-linguagem-corporal-no-ambiente-escolar/
Espero ter ajudado!..