A língua vive em constante mudanças. Que eixos da varição linguística comprovam essa afirmação? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício trata de variação linguística.
Podemos dividir os eixos da variação linguística em dois troncos: um histórico, outro cultural.
Nota-se que durante os séculos a língua vai se desenvolvendo e tornando-se quase outra. Como exemplo disso podemos falar do Latim. O latim era usado em Portugal, Espanha, França, Itália e Romênia e agora temos o idioma português, espanhol, francês, italiano, românico. Se pegarmos um documento escrito no século XI, quando o rei de Portugal afirmou que o idioma que se falava era o português, vamos ver uma influencia espanhola muito forte ainda. Dessa forma a língua se desenvolve e vai tomando as feições que tem. Muda-se a fonética, a morfologia, a sintaxe e outros termos da linguagem.
A questão cultural também apresenta grande desempenho na variação linguística. Grupos com gírias e jargões introduzem elementos na linguagem e estes elementos aos poucos vão se transformando em outros. Como por exemplo a gíria "meu irmão" que hoje já é "mermão". Outro exemplo que podemos dar para a língua inculta é o uso de muié, cuié, e outros que não usam o fonema lhe, isso se deve aos índios na época da colonização, eles não sabiam falar o fonema lhe e assim foram adaptando os vocábulos. Neologismos também vem se acrescentar na linguagem deixando palavras para trás, substituindo outras.
A língua que falamos e escrevemos hoje, não será a mesma de daqui a 100 anos. Também nós atuamos como agentes históricos e culturais da linguagem.
Saiba mais sobre variação linguística, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5839074
Sucesso nos estudos!!!