–A língua portuguesa falada no Brasil possui muitas variações linguísticas, sejam elas regionais, de gênero, socioeconômicas, dentre outras. Essa riqueza de possibilidades de falar o português em nosso país é proveniente da miscigenação (mistura) de cultura de povos que aqui vieram morar e os nossos povos originários, os indígenas. O preconceito linguístico baseia-se na ideia de que existe apenas um jeito “certo” de se falar e escrever a língua, desconsiderando e menosprezando as diversas variações linguísticas existentes. A fala que mais representa esse pensamento é: *
(A) “Quar são minhas nota?”
(B) “I eu qui vô sabê?”
(C) “Ocê também feiz prova?”
(D) “Isso é lá português que se fale? Já pro castigo!”
(E) “Mais...”
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A fala que mais representa o preconceito linguístico é:
(D) “Isso é lá português que se fale? Já pro castigo!”
Explicação:
Na tirinha apresenta, a professor pune Cascão pelo fato de o menino não falar o português "correto", aquele que segue a norma-padrão.
A fala do menino apresenta marcas de variações linguísticas, como "Quar", "minhas nota", "I", "qui", "vô", "sabê", "Ocê", "feiz".
A atitude da professora demonstra preconceito linguístico porque considera que há apenas uma forma adequada de se falar o português e não considera válida as diferentes variedades linguísticas.
Perguntas interessantes