A língua está na coletividade e se manifesta de duas formas: fala e escrita. Com base nessas duas manifestações é possível pensar na dimensão histórica da língua levando em consideração suas questões sociais.
A partir dessas ideias e da aplicação desses conceitos em nosso cotidiano, leias as assertivas que seguem:
I. Apesar das evoluções históricas e sociais, a língua permanece imutável, sempre preservando suas características originais.
II. A perspectiva de língua, observando suas condições de uso, considera as interações existentes entre seus interlocutores.
III. Atualmente o conceito de língua limita-se a um fenômeno estático, repleto de regras e de um emaranhado de normas.
IV. Considerando sua trajetória histórica, a língua pode ser compreendida como “ponto de encontro” entre as diversas gerações de uma sociedade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acho que as corretas são II e IV, mas tenho dúvidas
Explicação:
A língua considera as interações existentes entre seus interlocutores, bem como pode ser compreendida como "ponto de encontro" entre as diversas gerações de uma sociedade. Logo, a alternativa 3 está correta: II e IV são verdadeiras.
A língua não permanece imutável. O próprio português tem sua origem no longínquo latim, assim como o espanhol, o francês e o italiano. Dentro do próprio português, inclusive, houve mudanças conforme a história mudava. Pode se tratar ou de evolução ou de involução, dependendo do ponto de vista adotado: semântico, gramático, sintático... ou até filosófico.
O exemplo mais visível da mudança do uso da língua encontra-se em quaisquer comparações que se façam entre os poemas de Camões e os de Fernando Pessoa. Se exagerarmos o peso, pode-se comparar Camões com poetas concretistas e modernistas para entender que o uso que se faz da língua difere.
Resta, contudo, um núcleo capaz de fazer o leitor alfabetizado em português compreender tanto o soneto mais complexo de Camões como a brincadeira linguística mais simplória de Oswald de Andrade. É por isto que se fala da língua como "ponto de encontro" entre diversas gerações.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/10551166