A língua é o principal instrumento de comunicação humana. Dessa forma, os indivíduos mantêm interação comunicando suas ideias, convicções e interesses. Assim, pela língua, os interlocutores influenciam-se mutuamente, o que promove transformações sociais. A evolução do pensamento humano, portanto, registra-se pela língua que é compartilhada pela comunidade de falantes. Portanto, novos modos de falar e novas formas de expressão linguística são assumidos pelos indivíduos que se inserem na mesma sociedade.
Considerando essa afirmação, pode-se inferir que:
Por ser o principal instrumento de comunicação humana, a língua obedece a normas gramaticais fixas e, assim, não sofre variações.
A língua sofre variações de acordo com o espaço geográfico, o tempo histórico e as condições socioculturais em que se inserem os falantes.
Entende-se por língua o conjunto de normas previstas pela gramática, que devem ser compreendidas e adotadas pelos falantes.
O conceito de língua está associado à norma culta; assim, a norma coloquial faz parte do conjunto de expressões que compõem a linguagem.
As variações linguísticas utilizadas por determinados falantes não podem ser consideradas como língua, por não atenderem às normas gramaticais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
A resposta correta é:
A língua sofre variações de acordo com o espaço geográfico, o tempo histórico e as condições socioculturais em que se inserem os falantes.
Perguntas interessantes