Direito, perguntado por itgtiago, 11 meses atrás

A língua é dinâmica porque sofre transformações com o passar do tempo em virtude de vários fatores advindos da própria sociedade, que também é totalmente mutável. Um exemplo é a “língua brasileira”, que veio da “língua portuguesa.” Também, há as variações linguísticas, como a regional, social e estilística.

Associe as variações linguísticas, apresentadas na Coluna I, com suas especificidades, apresentadas na Coluna II.

Coluna I
I. Variação Regional.
II. Variação Social.
III. Variação Estilística.

Coluna II
1. Se faz presente na expressividade individual de uma língua e considera um mesmo indivíduo em diferentes situações de comunicação: se está em ambiente familiar, profissional, o grau de intimidade, o tipo de assunto tratado e quem são seus receptores.
2. São as variações ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada região, tomamos como exemplo a palavra mandioca, que em certas regiões é tratada por macaxeira; e abóbora, que é conhecida como jerimum.
3. É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as gírias, as quais pertencem a grupos de surfistas, tatuadores, entre outros; a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que é aquela utilizada pelas pessoas de maior prestígio social.
A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.

Escolha uma:
a. I – 1 / II – 2 / III – 3.
b.
I – 2 / II – 3 / III – 1.
c. I – 1 / II – 3 / III – 2.
d. I – 3 / II – 1 / III – 2.
e. I – 2 / II – 1 / III – 3.

Soluções para a tarefa

Respondido por delmiraelisa
10
b.
I – 2 / II – 3 / III – 1.
Respondido por EduardoPLopes
6

A variação regional é o conjunto de expressões, palavras e formulações típicas que, obedecendo às regras gerais da gramática de uma língua, definem o modo como se fala em diferentes regiões de um mesmo país - são os "dialetos" de uma língua, combina com 2.

A variação social é aquela que se relaciona com os "critérios" de classe, marcando, mesmo na fala e na escrita, pessoas de classes sociais "superiores ou inferiores". Combina com 3.

Já a variação estilística diz respeito a como o sujeito usa a língua e depende do contexto: se fala com um juiz, usará a versão formal e a norma culta - caso a domine -, mas se fala com um amigo usará coloquialismos. Combina com 1.

É correta a alternativa  C.

Perguntas interessantes