A língua define um povo, uma cultura. Desse modo, assim como o povo brasileiro utiliza a Língua Portuguesa para se comunicar, as comunidades surdas brasileiras são usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras. No documento "Nomenclatura na área da surdez", o escritor Romeu Kazumi Sassaki mostra a diferença entre a "linguagem" e a "língua" de sinais. Disserte sobre a diferença entre esses dois termos.
Resposta Esperada:
A língua define um povo e a linguagem define um indivíduo. A Libras é composta por uma estrutura gramatical própria e preenche todos os requisitos linguísticos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos de uma língua. Assim, ficam descartados os termos "linguagem de sinais" e "Linguagem Brasileira de Sinais". Do mesmo modo que o povo brasileiro é definido por uma língua ou idioma em comum, o português, a comunidade surda brasileira é definida por uma língua em comum, a Língua de Sinais Brasileira. Trata-se de uma língua viva, e portanto, a quantidade de sinais está em aberto, podendo ser acrescentados novos sinais. Quando se diz "língua dos sinais", fica implícito que a quantidade de sinais já está fechada, completa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
O texto dialoga sobre o ensino de LIBRAS no Brasil que passou a ser analisado ínguas de sinais não são construídas por mímicas, elas são analisadas a partir de uma estrutura assim como nosso alfabeto, as mímicas são outro tipo de representação e não se encaixam em LIBRAS, estabelecendo todo um contexto em relação a comunidade surda.
Por fim, as línguas de sinais não são superficiais, elas atuam de maneira complexa e por isso se faz necessária a construção de escola bilíngues, para inclusive alunos não surdos aprenderem melhor sobre.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Psicologia,
6 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás