A língua de sinais foi oficializada por meio da Lei 10.436 e regulamentada por meio do Decreto 5626/05, também destaca-se que professores e fonoaudiólogos que se formaram após o ano de 2002 deveriam ter a Libras inserida em sua formação como disciplina obrigatória. Assim compreende-se que todos devem utilizá-la. A Libras é uma língua completa, o que nos mostra a necessidade de aprendê-la por meio de disposição de tempo e metodologias de ensino-aprendizagem, pois tal como a língua portuguesa requer que aprendamos seus aspectos formais. É um equívoco acreditar que Libras se trata de gestos icônicos provindos da comunicação de ouvintes e refere-se exatamente a representação de ações e objetos da realidade cotidiana, isso é um mito. Claro que sem conhecimento aprofundado da Libras, muitos profissionais aderem a mímica, a gesticulação e a iconicidade. Com base nessa afirmativa, busque destacar de que se tratam os Sinais Icônicos e sinais Arbitrários e justifique teoricamente se a iconicidade é suficiente para o trabalho com surdos em sala.
Soluções para a tarefa
Olá!
Os sinais icônicos conseguem reproduzir a imagem do referente, ou seja, através das mão conseguem reproduzir o objeto desejado. Alguns sinais das libras conseguem fazer isso a exemplo do telefone, casa, borboleta e arvore...
Os sinais arbitrário são aqueles que não reproduzem em nada o sinal desejado. Antigamente muito se dizia que a libras não eram uma linguagem tendo em vista que muitos sinais não reproduzem a imagem de forma fidedigna.
Na sala de aulas para surdo é necessário que haja a utilização dois dois tipos de sinais, pois ambos são imprescindíveis na hora da comunicação em libras.
Espero ter ajudado!
Resposta:
VVF
Explicação:
Sinais Icônicos sinais que possuem correspondência física e geométrica com o referente; sendo assim, fazem parte de um repertório natural do ser humano. Por isso, universais.