A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente(...)
a partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a rela~~ao dos portugueses com a cultura indigena, exceto:
a- a busca de compreensão da cultura indigena era uma preocupaçao do colonizador
b- a desorganização social dos indigenas se refletia no idioma
c-a diferença cultural entre nativos e colonos era atribuida a inferioridade do indigena
d-a lingua dos nativo era caarcterizada pela limitação vocabular
e- os signos e os simbolos dos nativos da costa maritima eram homogeneos
Soluções para a tarefa
Resposta:
O colonizador europeu não buscou compreender a cultura indígena, interpretando-a equivocadamente.
Explicação:
A partir do texto sobre a língua dos indios, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto: Alternativa A) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
Os indígenas são os primitivos habitantes do Brasil, os quais durante o processo colonizador foram a maiores vítimas, pois o europeu, tinha uma visão de mundo cheia de preconceitos e menosprezou o indígena e sua cultura.
A visão europeia sobre indígenas foi etnocêntrica, considerando que o modo de vida indígena era inferior já que não tinha elementos próprios de civilização e progresso.
A Igreja fez campanhas para erradicar as crenças religiosas indígenas, destruir ídolos e locais de culto; substituiu os cultos religiosos indígenas pelos espanhóis. Além disso impôs o calendário católico para celebrações religiosas, substituindo os nativos.
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21322520
https://brainly.com.br/tarefa/21342833
https://brainly.com.br/tarefa/25063652