A Língua Brasileira de Sinais não é derivada da Língua Portuguesa (LP), entretanto é possível estabelecer paralelos entre elas.
Considerando os paralelos realizados pela linguística contrastiva, associe as duas colunas abaixo, colocando o número 1, se a afirmação for referente somente à Libras; 2 se a afirmação for referente somente à Língua Portuguesa e 3 se for referente a ambas.
1- Libras
( ) Essa língua é arbitrária, isto é, não se depreende o significado de algo expresso nela simplesmente pela representatividade.
2- Língua Portuguesa
( ) Essa língua apresenta estrutura tópico comentário quando o emissor pretende destacar alguma coisa na frase.
3- Ambas
( ) A marcação de gênero nessa língua chega a ser redundante e utiliza a prosódia para modulação.
( ) Essa língua é natural e complexa, permitindo ao seu usuário expressar-se sobre qualquer assunto. A sequência correta dessa associação é:
Soluções para a tarefa
2 - 1 - 3 - 3.
O alfabeto manual de LIBRAS tem uma grande importância para o uso da linguagem, sendo desenvolvido em diferentes tipos de formatos e representam as letras do alfabeto escrito.
Além disso, não só para soletrar os nomes ele é importante pois também é utilizado das seguintes formas:
Espaço neutro;
Nome da pessoa;
Locais e outros elementos que não possuem os sinais.
É importante notar que a alfabetização e o letramento podem ser utilizados na educação para os surdos, porém, é importante estar atento a esse olhar que também se direciona a alfabetização do surdo em sua língua materna, que é a Libras.
Por fim, uma diferença da escrita de sinais é a amostragem dos símbolos, que são utilizados para sign Writing diferente da utilizada de maneira comum.
Resposta:
alternativa D
Explicação:
pág. 102,103,104......
-As línguas orais são maioritariamente arbitrárias, não
se depreende a palavra simplesmente pela sua representatividade, mas é necessário conhecer o seu significado.
-A língua de sinais não tem marcação de gênero, isto é, não tem sinais diferentes para feminino e masculino, enquanto que na Língua Portuguesa o gênero é marcado a ponto de ser redundante,