Química, perguntado por heloadepaiva08, 1 mês atrás

A ligação covalente é intramolecular: une os átomos que formam a molécula. O que impede, entretanto, que todas as moléculas em um copo de água se difundam pelo meio, instantaneamente, deixando o copo vazio? O que mantém elas unidas? Como elas formam um objeto sólido, compacto, quando resfriadas? As forças que existem entre as moléculas - forças intermoleculares - não são tão fortes como as ligações iônicas ou covalentes, mas são muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscópicas da substância. E são estas forças as responsáveis pela existência de 3 estados físicos, podemos identificar estas forças como:


forças de van der Walls e forças de empuxo


forças de van der Walls e forças físicas


forças físicas e forças de empuxo


forças dipolo-dipolo e forças de empuxo


forças de van der Walls e forças dipolo-dipolo

Soluções para a tarefa

Respondido por supaiva2015
1

Resposta:

forças de van der Walls e forças dipolo-dipolo

Explicação:

Explicação:

As interações exercidas entre moléculas obedecem também ao estado físico das substâncias.

Podemos encontrar compostos em diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Mas você sabe por que eles se apresentam assim? Tudo depende da interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. Sabe-se também que uma substância pode mudar de estado físico, é aí que surge a dúvida: como as forças intermoleculares influem neste processo?

A desorganização das moléculas ocorre na passagem da substância de um estado físico para outro, por exemplo, sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização). Durante este processo as forças intermoleculares são rompidas em razão do afastamento das moléculas.

Perguntas interessantes