ENEM, perguntado por raquelgomes1610, 10 meses atrás

“A liderança eficaz será aquela como maior capacidade de influenciar positivamente o grupo, inspirá-lo a se unir em ações comuns e coordenadas. [...] o mundo estava “a beira” da Segunda Guerra Mundial em que duas formas de liderança se despontavam e disputavam o poder. De um lado, o perfil democrático dos EUA personificado por Franklin Delano Roosevelt, do outro, o estilo autocrático de Adolf Hitler. (CORDEIRO, 2011, p.29)



Considerando o historicismo acerca da liderança, analise a assertiva a seguir e assinale a proposição que contempla a sequencia de termos que preenchem as lacunas em aberto.



Ao longo da história, a liderança estava relacionada com o ________________, representada por uma hierarquia herdada das ________________ e pela influência da ________________. Esse fato se propagou por muitos anos, principalmente nas ________________, onde a figura do chefe imperava e se propagava pelas empresas multinacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por pablosco
1

Dwight Eisenhower personifica as características a emular pelos grandes líderes. A sua capacidade de liderança ajudou a comandar e vencer a II Guerra Mundial, e acabaria por ser eleito para dois mandatos presidenciais.

Os maiores heróis de guerra partilham uma característica de valor inestimável – a liderança. O americano Dwight Eisenhower é um desses heróis, personificando as características que todos os grandes líderes devem seguir. A sua capacidade de liderança ajudou a comandar e vencer a II Guerra Mundial, e Eisenhower acabou por ser eleito para dois mandatos presidenciais. Pelo que entender como utilizou as suas competências de liderança numa época de crise pode ser benéfico para todos aqueles que estão numa posição de chefia.

Liderar como um general

Cinco dias após o ataque a Pearl Harbor, o coronel Walter Smith fez um telefonema para o brigadeiro-general Dwight Eisenhower. E transmitiu uma mensagem do general George Marshall: Eisenhower tinha de se apresentar imediatamente em Washington. Assim que Eisenhower chegou, o general Marshall colocou-o a par da presença militar dos EUA no Pacífico. Após o briefing, o general Marshall perguntou a Eisenhower “qual deve ser a nossa linha geral de ação?”. Em vez de dar uma resposta imediata, Eisenhower pediu algumas horas para avaliar a situação. Sentou-se à máquina de escrever e digitou “Passos a serem tomados”. Era um líder magistral.

Embora algumas pessoas nasçam com qualidades inatas de liderança, muitas precisam de formação adicional para alcançar resultados máximos. Tomando Eisenhower como exemplo, podemos destacar quatro qualidades-chave de liderança eficaz:

Perguntas interessantes