A Licort é uma indústria produtora de esmaltes para unhas. Atuando há 35 anos no mercado e com um portfólio de mais de 100 cores de esmaltes, a empresa se prepara para um novo passo: investir em marketing para alavancar as vendas e melhor posicionar-se no mercado. Atualmente, a Licort é a terceira maior empresa do ramo, mas quer inverter essa posição e conseguir, no mínimo, a segunda posição no próximo ano. Contudo, reunindo todas as informações e setores, a empresa percebe que ser a terceira colocada na preferência das clientes não é o único fator que define seus negócios. Com isso, decide realizar um planejamento de produção completo, avaliando fatores internos e externos e um sistema de planejamento de produção, sendo este amparado por duas premissas: fatores externos e internos à empresa. Isso significa que, quando a empresa lida com fatores externos, não tem um controle sobre eles, pois se modificam fundamentados nos fatores do mercado. Já no fator interno, a empresa possui total controle e consegue se movimentar de forma mais rápida para prever e para resolver as diversas situações.
Você é gerente de planejamento da empresa Licort e recebe o desafio de montar o planejamento de produção baseado nas informações existentes, tanto para fatores internos quanto para externos. Imagine o cenário, tal como foi descrito anteriormente, e desenhe um modelo para o planejamento.
Com base na visualização da figura, monte o seu próprio modelo levando em consideração as informações trocadas até o momento e o ambiente da empresa Licort.
Soluções para a tarefa
De modo a alavancar a sua produção e melhorar sua posição no mercado, se tornando mais competitiva (com o objetivo de atingir a segunda posição), a empresa Licort deve melhorar os métodos de produção e criar uma agressiva campanha de Marketing.
Para tal, a empresa deve adquirir matérias-primas de fornecedores mais baratos, investir em maquinários mais eficientes e melhorar o treinamento dos funcionários. Desse modo, apesar do grande investimento inicial, no longo prazo a tendência é de que os custos sejam reduzidos.
Resposta:
FATORES INTERNOS:
Capacidade física atual: A empresa quer fazer um plano de marketing para aumentar as vendas, porém precisa planejar para entender se esse objetivo pode ser comportado pela capacidade física atual. A área de logística interligada com armazenamento, estoque e movimentação pode avaliar o tamanho do espaço disponível e contar com o auxílio da contabilidade para avaliar os custos envolvidos com o material extra a ser acondicionado.
Mão de obra atual: para projetar incrementos de produção visando atingir e ampliar novos mercados, a empresa precisa compreender mais suas equipes. É necessário avaliar as competências e considerar as pessoas com quem a empresa pode contar para seus novos projetos.
Níveis de estoque: para aumentar as vendas, aumenta-se o nível de compra para produção, porém para aumentar a produção, precisa existir a capacidade de estoque. É necessário avaliar os inventários e compreender quais são os espaço disponíveis no estoque em cada mês de um ano de produção.
Atividades necessária para a produção: a empresa pode planejar se irá priorizar determinadas cores e modelos de esmalte, pois assim pode prever as demandas de atividades e decidir como elas serão conduzidas.
FATORES EXTERNOS:
Comportamento dos concorrentes: será de grande importância que a empresa se atualize sobre todos os passo das duas empresas que estão a sua frente. Por exemplo, compreender os preços praticados, de que forma essas instituições se comunicam com as clientes, sua qualidade, etc.
Disponibilidade de matéria-prima: para aumentar as vendas e o número de clientes, a empresa produzirá mais, fará mais estoque e, em decorrência disso, precisará fortalecer laços com os fornecedores atuais e desenvolver novos, pois a capacidade de negociação será um fator importante para garantir melhores preços e prazos de entrega de matéria-prima.
Demanda de mercado: realizando algumas pesquisas, a empresa saberá qual a demanda atual e prevista de mercado. Apenas atribuindo inteligência de pesquisa de mercado é que suprirá esse fator.
Capacidade externa (subcontratados): analisando as demandas e a capacidade, a empresa pode compreender com mais clareza a necessidade de aumentar temporariamente a equipe ou não.
Condições econômicas: antes de qualquer investimento, a empresa precisa estudar o momento econômico do país, pois tal fator altera os hábitos de consumo, tickets de compra, prioridades de consumo e poder de compra.
Explicação: