A libras – língua brasileira de sinais –, em seu aspecto morfológico, possui vários processos para a criação de novos sinais. Diferentemente das línguas orais, em que palavras complexas são, muitas vezes, formadas pela adição de um prefixo ou sufixo a uma raiz, na língua de sinais, a raiz é enriquecida por movimentos mais longos, curtos e repetitivos, pela composição e incorporação. Fonte: adaptado de prefeitura da estância de atibaia (2014). Atibaia/sp, 2014, p. 10. Disponível em:. Pciconcursos. Com. Br/provas/21689750. Acesso em: 12 jul. 2016. Os sinais de sentar e cadeira representam o enriquecimento por: selecione uma alternativa: a) movimentos breves e suaves em sentar e composição em cadeira. B) movimentos breves e suave em sentar e composição e incorporação em cadeira. C) movimento mais longo e repetitivo em sentar e incorporação em cadeira. D) incorporação suave em sentar e composição em cadeira. E) movimento longo em sentar e movimento curto e repetitivo em cadeira
Soluções para a tarefa
Os sinais de sentar e de cadeira representam o enriquecimento por: C) movimento mais longo e repetitivo em sentar e incorporação em cadeira.
Plano morfológico em Libras
Conforme o plano morfológico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, é possível que ocorra o destaque da incorporação, dos sinais compostos e da derivação.
Visto que a linguagem de sinais possui uma configuração de caráter gesto-espacial que acontece por percepção visual e tátil.
Sendo assim, temos que os sinais de sentar e cadeira representam o enriquecimento através de um movimento mais longo e repetitivo em sentar e da incorporação no sinal de cadeira.
A Libras é constituída por um conjunto de formas gestuais que são empregados por deficientes auditivos visando a comunicação dos mesmos.
Saiba mais sobre Libras em: brainly.com.br/tarefa/10829429
Bons estudos!