História, perguntado por Matheusn6017, 1 ano atrás

a libertação dos escravos ocorreu da mesma forma para todos? podem ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por amandexlairy
0
Não.. Uns fugiam, outros eram libertos. 

No Brasil, por exemplo, a Lei Áurea, é o símbolo máximo da libertação dos escravos, e ela veio, fruto de uma pressão interna muito forte. No Brasil, muitos abolicionistas tinham grande representatividade na sociedade colonial e o próprio exército imperial vacilava ao fazer o papel de capitão do mato, ao executarem as ordens dos Senhores de Engenhos, que eram os grandes escravistas, os donos de engenhos e os donos das grandes fazendas, onde se plantava a cana para a fabricação do açúcar, grande riqueza do Período Colonial.
Respondido por jacquegamap9b3f1
0
Não ocorreu da mesma forma. Primeiro houve a Lei do Ventre Livre ou Rio Branco, aprovada por Visconde do Rio Branco, foi assinada pela Princesa Isabel regente do trono e o objetivo era conceder liberdade aos filhos de escravos,nascidos a contar da promulgação da lei. 
Logo depois houve a Lei Saraiva ou Sexagenário,que consistia na Alforria (liberdade) aos escravos negros que contassem mais de 65 anos de idade. E por fim veio a Lei áuria, que aboliu a escravidão no Brasil, foi apresentada por Rodrigo, aprovada por João Alfredo e assinada pela Princesa Isabel. 
Ou seja, foi lenta e gradual. Foi aos poucos essa libertação! 
Minha fonte é o livro da apostila do Cenpro Concursos, parte de História.
Perguntas interessantes