A Liberdade, o poder e a lei “É preciso ter em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; e, se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem não teria mais liberdade, porque os outros teriam também esse poder. Para Montesquieu, a liberdade política está ligada à lei, e ela só pode ser encontrada num governo em que o poder seja moderado porque é limitado. É uma experiência eterna a de que todo homem que tem poder é levado a abusar do mesmo; ele vai até o ponto em que encontra limites [...]. Para que seja impossível abusar do poder é preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.” a) Explique a principal ideia defendida pelo autor do texto. b) Explique a crítica que o autor do texto faz ao absolutismo. c) A partir da leitura do texto, explique por que os reis do século XVI justificavam seu poder através Teoria do Direito Divino dos Reis. URGENTE
Soluções para a tarefa
eu acho q tá errado mas vou respoder essa aí a) q toda liberdade tem q ter limites e q é mto importante ter leis, e q a liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem, e q a liberdade política está ligada à lei, e ela só pode ser encontrada num governo em que o poder seja moderado porque é limitado.
Resposta:
a) O autor defende que as ideias de independência e liberdade são distintas, e que a liberdade permeia o poder de escolha nos limites da lei.
b) Ele acredita que nem mesmo quem detem o poder, esta acima de lei e que a concepção de liberdade praticada no absolutismo é equivocda.
c) No século XVI os reis promulgavam que seu poder era conceção divida e por isso, não poderia sofrer intervenções, sendo eles os responsáveis por determinar quais eram os limites da liberdade de acordo com as próprias vontades.