Química, perguntado por marcosandresaoujlvl, 1 ano atrás

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer não hereditário que se desenvolve na medula óssea e, na maior parte dos casos, ocorre em adultos na faixa etária dos 50 anos (apenas 4% dos pacientes são crianças). A LMC se distingue dos outros tipos de leucemia pela presença de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+). Nos pacientes com a doença, estudos mostraram que existe uma translocação (fusão de uma parte de um cromossomo em outro cromossomo) em dois cromossomos, os de número 9 e 22, caracterizando assim a leucemia mieloide crônica. Hoje, mais de 70% dos pacientes conquistam a remissão completa da doença (quando nos exames não consta mais nenhum sinal da doença).

Considerando o exposto, complete as lacunas na sentença a seguir:

A LMC é uma doença clonal maligna caracterizada por uma excessiva proliferação da linhagem mieloide - ____________, seguida por uma perda progressiva da diferenciação celular - ____________ e terminando num quadro de leucemia aguda - ____________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

Escolha uma:
a. fase blástica/ fase crônica/ fase acelerada.
b. fase acelerada/ fase blástica/ fase crônica.
c. fase acelerada/ fase crônica/ fase blástica.
d. fase crônica/ fase acelerada/ fase blástica.
e. fase crônica/ fase blástica/ fase acelerada.


marcosandresaoujlvl: Resposta certa letra: D: fase crônica/ fase acelerada/ fase blástica.

Soluções para a tarefa

Respondido por Claucisclei
46

fase crônica/ fase acelerada/ fase blástica

Respondido por gisa87
11

Resposta:

fase cronica/fase acelerada/fase blastica

Explicação:

Na fase crônica, a intensidade dos sintomas e dos achados laboratoriais é dependente do grau de comprometimento da medula óssea

apos a fase crônica, embora a transformação blástica possa ocorrer de forma súbita e imediata, na maioria das vezes ocorrerá uma intensificação da doença, denominada de fase intermediária ou acelerada (FA)

ase avançada, ou crise blástica, caracteriza-se pela perda da maturação e diferenciação granulocítica e substituição dessas células por células sem maturação (blastos) na medula óssea e no sangue periférico, com o número de células blásticas superior a 20%.

Perguntas interessantes