A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Criança 8 anos com corte no dedo que não para de sangrar, foi levado ao pronto socorro e foi realizado exame físico onde a mãe relata que a criança apresenta fraqueza, palidez, tonturas e falta de ar. Foi solicitado exame de Hemograma: presença de anemia normocítica e normocrômica, trombocitopenia, microscopia eletrônica com linfoblastos mostram citoplasma escasso sem grânulos.
Assinale a alternativa que identifica qual provável diagnóstico?
Escolha uma:
a.
Leucemia linfoide aguda
b.
Leucemia megacarioblástica
c.
Leucemia promielocítica
d.
Leucemias mieloides agudas
e.
Leucemia linfocítica crônica
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
D
Explicação:
LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA
Perguntas interessantes