Filosofia, perguntado por lucasdrer, 11 meses atrás

A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma linguagem poética para exprimir seu pensamento. Ele é o autor de uma frase famosa: “Não se entra duas vezes no mesmo rio”. Baseado em seus conhecimentos filosóficos explique a frase de Heráclito.

Como uma onda Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo passa Tudo sempre passará A vida vem em ondas Como um mar Num indo e vindo infinito Tudo que se vê não é Igual ao que a gente Viu há um segundo Tudo muda o tempo todo No mundo Não adianta fugir Nem mentir Pra si mesmo agora Há tanta vida lá fora Aqui dentro sempre Como uma onda no mar Como uma onda no mar Como uma onda no mar (Lulu Santos e Nelson Motta)

Soluções para a tarefa

Respondido por daniloabbadborin
116
É a ideia de um movimento constante de tudo na realidade. É a ideia do "devir" ou seja "o que vem a ser, mas está em constante movimento". Essa ideia foi contra a ideia de "ser" de Parmênides, de que o ser é imutável, já para Heráclito, o ser está em constante movimento e transformação. É daí que virá depois um conceito chamado "dialética"
Respondido por mariaeduardanunesram
153

Resposta:

letra c

Explicação:

A ideia que perpassa tanto a citação de Heráclito quanto a letra da canção é a de que as coisas estão em constante fluxo, nada permanece sempre igual, embora na aparência certas coisas na vida como as águas do rio ou do mar pareçam ser fixas, imóveis. Avançando um pouco mais na frase de Heráclito, concluímos que ao se entrar num mesmo rio duas vezes ou mais não só as águas que fluem são outras como quem entra neste rio já não é o mesmo. Para Heráclito o mundo é movimento, uma luta entre opostos, escondida por uma harmonia aparente.

Perguntas interessantes