Português, perguntado por rayssaoliveirasouza1, 7 meses atrás

A letra da música Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro (1994) tem relação intertextual com o poema Navio Negreiro (1869), de Castro Alves. Nos dois textos, pode-se encontrar as formas de comando do dominador, sempre ditando ordens baseado em um objeto de poder que tem significação para tal. Na estrofe acima do poema de Castro Alves, o grupo de palavras que melhor representa essa forma de comando dominador é navio-capitão-chicote. O grupo de palavras que tem relação direta com esse, na música da banda O Rappa, na mesma ordem, é: a) Os homens-documento-revista b) Camburão-os homens-macaca c) Revista-negão-camburão d) Documento-macaca-camburão

Soluções para a tarefa

Respondido por thewalkingdead4040
97

Resposta:

letra c

acho que a c está de acordo


mariaeduardape1327: obrigada
Respondido por heloisagoncalves745
33

O grupo de palavras que tem relação direta na música da banda O Rappa, na mesma ordem, é: Revista-negão-camburão.

Ou seja, a alternativa correta é a letra C.

A música “Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro”, da banda  O Rappa, nos remete a poesia de Castro Alves “O Navio Negreiro” que retrata a luta contra a escravidão no Brasil no século XIX.

Na poesia de Castro Alves, vemos as descrições de dor e sofrimento enfrentadas pelo negros escravizados durante o transporte desumano nos navios negreiros, que os trazia da África para o Brasil.

Na poesia vemos uma síntese em seis partes da trajetória enfrentada pelos  escravos, assim como o horror do tráfico, o martírio da chibata, que é também retrata na música da banda O Rappa e a privação da liberdade desses seres humanos.

Castro Alves dá vida a uma poesia dolorosa, estarrecedora, mas necessária para manter viva a memória das lutas dos negros, assim como dá voz à massa escrava oprimida.  

A música da banda O Rappa, inspirada na poesia de Castro Alves, retrata a realidade atual enfrentada pelos negros e também pelos moradores de favelas.

Expõe que, apesar da escravidão já ter sido abolida, esses estereotipos de raças ainda existem, assim como a inferiorização do negro:

      “O tempo passa mais lento pro negão,

       Quem segurava com força a chibata,

       Agora usa farda”

Continue aprendendo sobre temas relacionados em:

https://brainly.com.br/tarefa/18614798

Bons estudos!

Anexos:

amandadearrudaox5z32: Bom!
Perguntas interessantes