"A lenta difusão da rotação trienal de culturas permite aumentar a área cultivada (um terço do solo, em vez da metade, fica em repouso), variar os tipos de cultura, lutar contra as intempéries pelo recurso aos cereais de primavera quando os de outono foram deficitários (ou vice-versa). A adoção da charrua dissimétrica de rodas e aiveca e o emprego crescente do ferro nas ferramentas agrícolas permitiram lavras mais profundas, repetidas com maior frequência. As áreas cultivadas, os rendimentos, a variedade da produção e, por conseguinte, da alimentação aumentaram" (LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 56). O texto acima se refere ao período entre os séculos XI e XIII, no qual a sociedade da Europa medieval passou por transformações no campo. Como consequência das mudanças descritas acima, podemos afirmar: *
ME AJUDEM, PRECISO PARA 10HRS
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Com as mudanças na produção agrícola houve uma série de mudanças estruturais na sociedade europeia ,sendo as principais a retomada do comércio e o aumento da população europeia.
A retomada do comércio se deu com a redução da mão de obra necessária para cultivar os campos, já que, com as novas técnicas, uma quantidade menor de trabalhadores poderia cuidar de uma quantidade maior de campos de plantio, e colaborou para o desenvolvimento europeu.
Isto também auxiliou a burguesia, classe social que surgiu com esta retomada, a crescer politicamente, e séculos depois mudar as bases políticas europeias.
Perguntas interessantes