A LENDA DO MATE
No tempo dos Tapes, uma tribo de fala guarani era chefiada por um cacique de larga fama, sábio, prudente e bravo. Não tinha filho que pudesse um dia chefiar a tribo, apenas uma filha, Caá-Yari, belíssima, por sinal.
Ao envelhecer esse cacique, o mando da tribo passou para o guerreiro mais forte e destemido, justamente aquele pelo qual Caá-Yari estava apaixonada em segredo. Era costume na tribo que as mulheres jovens acompanhassem os guerreiros em suas excursões de caça, pesca ou à guerra, e o novo chefe convidou Caá-Yari para ir com ele, assim que assumiu o comando. Ela, porém, disse não, pensando no velho pai que devia cuidar para que nada lhe faltasse.
O velho cacique sentiu a tristeza da filha muito amada. Ele então pediu a Tupã um amigo que lhe fizesse companhia nas horas de solidão e, em sonhos, a divindade índia lhe apontou uma árvore muito verde e lustrosa, ensinando ao antigo guerreiro a cortar o porongo, a trançar a bomba de taquara (tacuapi) e a secar, torrar e a esmigalhar as folhas de erveira, preparando, assim, uma bebida deliciosa, o caá-y, o mate, o chimarrão.
E, assim, Caá-Yari pôde acompanhar o seu amado, e o velho cacique ganhou um companheiro para as horas de solidão. E quando Caá-Yari morreu, ela foi transformada em protetora da erva-mate, deusa índia dos ervais gaúchos, cujo amor dá ventura e cuja vingança é terrível, como padroeira dos ervateiros.
FAGUNDES, Antônio Augusto. Mitos e lendas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 1993
Questões
1- Nesse texto, percebemos, já no primeiro parágrafo, uma expressão temporal que nos indica que esses acontecimentos estão bem distantes dos dias de hoje. Qual é essa expressão?
2- Por que, segundo a lenda, o chefe convidou Caá-Yari para ir com ele?
3- Qual foi o motivo da resposta negativa de Caá-Yari a seu amado?
4- É comum, nas lendas, que haja a interferência de seres sobrenaturais para resolver conflitos. De que forma isso acontece na lenda em questão?
5- Também é comum que as lendas apresentem, na sua conclusão, a permanência de uma tradição que se mantém atual desde a sua ocorrência até os dias de hoje. Como isso acontece na lenda lida?
6. O texto lido apresenta-nos a origem do mate de uma forma ficcional. Mas qual seria a explicação histórica para o surgimento desse costume? De onde vem a palavra “chimarrão”? Vamos pesquisar!
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: não sei kakakkaka mas to precisando de pontos
Explicação: ME PERDOE \(._.)/
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás