Português, perguntado por vitorgabrielol95, 7 meses atrás

A lenda da vitória-régia



Lá no meio da floresta Amazônica, onde chove quase todo dia e as sombras ajudam a guardar a umidade, corre uma porção de rios de todos os tamanhos. Às vezes eles transbordam, invadem a terra, viram laguinhos e pântanos, e ficam por muito tempo alagando tudo. Outras vezes, são fiozinhos de água que vão engrossando, cantadores e saltitantes, em corredeiras e cascatas. E de vez em quando parece que um pedaço desses rios se desvia, contorna um bocado de terra e fica quieto em algum lugar, formando um canal chamado igarapé.



Nas terras e nas águas, tem muitas plantas. De tudo quanto é tamanho, com flor e sem flor. Mas a flor maior de todas é a vitória-régia, no meio das águas, entre folhas enormes que parecem bandejas, capazes de aguentar o peso de um pequeno animal.



Os índios dizem que nem sempre ela existiu. E contam uma história bonita para explicar como essa flor apareceu.



Dizem que há muito, muito tempo havia à beira do grande rio uma al

Soluções para a tarefa

Respondido por Artzz777
3

Resposta:

A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.

Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite...

Espero ter ajudado :)

Respondido por kaue02loko
5

Resposta:

Letra C) Preservar

Explicação:

Pois preservar é um sinônimo muito perto de guardar.

Perguntas interessantes