Artes, perguntado por thiagofreire0077, 5 meses atrás

A leitura que Fichte fez de Kant foi fundamental para o posterior desenvolvimento do idealismo alemão. Assinale a alternativa que melhor resume essa leitura.

(A) A leitura que Fichte fez de Kant foi de adesão total, especialmente no que se refere ao elogio à metafísica pura característica do iluminismo francês.

(B) A leitura que Fichte fez de Kant foi tanto de apropriação como de rejeição, pois tanto o idealismo como o empirismo de matriz humeana foram criticados.

(C) A leitura que Fichte fez de Kant foi de total rejeição no que se refere ao empirismo humeano, tanto é que Fichte endossou a lógica do idealismo puro, tal como se manifestou no iluminismo francês.

(D) A leitura que Fichte fez de Kant foi de total adesão no que se refere ao empirismo humeano, tanto é que Fichte se apropriou integralmente da ideia de que as experiências de vida constituem a subjetividade cognoscente.

(E) A leitura que Fichte fez de Kant foi de adesão total, especialmente no que se refere ao empirismo humeano.​

Soluções para a tarefa

Respondido por marceloaiwww
5

Resposta:

(B) A leitura que Fichte fez de Kant foi tanto de apropriação como de rejeição, pois tanto o idealismo como o empirismo de matriz humeana foram criticados.

Explicação:

Ficht critica o idealismo racional do iluminismo como Kant, mas rejeita-o ao criticar a ingenuidade do empirismo que Kant adotou a partir de Hume.

Respondido por larissamagrani
0

Fichte, pós-kantiano alemão, introduz o Eu no seu pensamento da consciência (B).

Fichte e Kant

Se para Kant, númeno se encaixava na categoria dos fenômenos tangíveis aos sujeitos, que se distinguem da coisa-em-si, para Fichte, o mundo objetivo nasce do mundo subjetivo, onde a realidade é criada pela consciência do Eu.

Segundo Fichte, a consciência do Eu move o mundo externo e objetivo, sendo ela motivação para as mudanças externas. Assim, ela é caracterizada por possibilidades do ser. Já o não-Eu é a esfera objetiva, em que o Eu já não existe, mas que seja praticado até ser alcançado na realidade.

Assim, Fichte retoma a ideia empírica de Hume e cunha a preponderância da consciência humana sobre a realidade, uma vez que o que existe em volta do homem só existe, porque ele possui consciência de si mesmo.

Saiba mais sobre Fichte em: brainly.com.br/tarefa/23618809

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes