Pedagogia, perguntado por gesianigg, 8 meses atrás

A leitura para bebês é ainda pouco reconhecida, apesar do avanço nos estudos em Psicologia, Educação, Neurologia e outras áreas do conhecimento. No entanto, a legislação brasileira, ao propor na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que a leitura para bebês é uma habilidade a ser desenvolvida, impulsionou os currículos a considerarem os aspectos já anunciados por grandes pesquisadores no campo do desenvolvimento.

Nessa perspectiva, analise as assertivas a seguir.

I. A leitura promove capacidades comunicativas impulsionando o pensamento simbólico assim que a criança chega ao Ensino Fundamental. Por isso é tão importante a leitura para a alfabetização.

II. Os processos iniciais de desenvolvimento envolvem a afetividade e, logo depois, impulsionam o desenvolvimento da linguagem. Esse processo acontece ainda no ventre materno.

III. A leitura oral antecede a leitura de livros, mas esse ato, desde a primeira infância, movimenta a capacidade de diálogo do bebê com o mundo, em uma relação de intersubjetividade cada vez mais ampla.

IV. As narrativas lidas representam uma cadeia de signos com sentidos social-cultural-históricos que não podem ser generalizados, por serem uma construção do indivíduo.

Estão corretas:


A.
I, II e III, apenas.


B.
II, III e IV, apenas.


C.
I, III e IV, apenas.


D.
I, II e IV, apenas.


E.
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por AlineKTM
2

Resposta:

B. II, III e IV, apenas.

Explicação:

O desenvolvimento infantil ocorre a partir do vínculo afetivo da criança com a mãe e isso se dá, também, pela voz — a qual, além da fala cotidiana, envolve a criança pelas narrativas orais. Dessa forma, desde a primeira infância, há uma estreita interlocução entre o mundo físico e a intersubjetividade do sujeito. Isso porque as narrativas são carregadas de signos com sentidos social-cultural-históricos reconstruídos pelo indivíduo. Assim, pode-se afirmar que o pensamento simbólico se desenvolve muito antes da chegada da criança à escola.

Perguntas interessantes