A leitura faz parte de um processo em que o leitor busca identificar o significado do texto através de seus objetivos, de seu conhecimento prévio sobre o assunto, sobre o autor ali citado e as demais informações que possam vir a fazer parte de seu entendimento sobre a língua, como característica do gênero portador, sendo ele um livro, uma revista, jornais, regras do sistema de escrita, entre outros. Não tratando-se apenas do fato de decodificar letra por letra, palavra por palavra. Mais sim de um exercício que se faz necessário para a compreensão dos sentidos, que começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. A partir desses procedimentos permite-se controlar o que vai sendo lido, tomar decisões perante dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto constatação de suposições feitas, entre outras.Conforme citado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI - (1998), realizar práticas de leitura para crianças traz consigo um grande valor, pois a criança que ainda não sabe ler tradicionalmente pode fazê-la através da escuta da leitura do professor, por mais que não decifre todas e cada uma das palavras. Sendo assim ao ouvir um texto é possível considerar essa ação como uma forma de leitura.BRASIL.;Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo;(v. 3). Brasília: MEC/ SEF, 1998.Com base naquilo que uma criança precisa aprender sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A atividade de leitura de textos realizada ainda na Educação Infantil promove a ampliação do repertório textual dos alunos proporcionando também a ampliação de suas experiências em relação ao letramento.;PORQUEII. A participação do aluno em diferentes práticas de uso social da escrita, assim como suas interações com diferentes portadores de leitura e de escrita e com as diferentes funções que a leitura e a escrita desempenham na nossa vida, proporcionam experiências que auxiliam na familiarização com a apropriação dos sistemas.A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
também queria saber qual é a correta.
A alternativa correta é a A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a pessoa souber ler. Por outro lado, se uma pessoa não souber ler, o ato de escrever será simples cópia, sem significado.
A leitura envolve uma síntese; surge como um sistema simbólico secundário alicerçado em um primeiro sistema simbólico, a linguagem falada, que por sua vez depende da linguagem interior. A relação entre a palavra escrita e o sistema simbólico de significação é uma operação cognitiva que envolve processos específicos como a codificação, decodificação, percepção, memória, transdução, atribuição de significado.
Espero ter ajudado.