A leitura deste capítulo nos conduz a uma conclusão: repensar o trabalho com arte na escola implica aos profissionais da educação rever postura, valores e a forma de conduzir o trabalho com as diversas disciplinas e conteúdos em sala de aula. A rapidez com que as transformações vêm ocorrendo na sociedade nos faz pensar em como deverá ser a educação em nossas escolas. É notório que enquanto instituição social a escola continuará existindo como lugar de sistematização do saber, com papel relevante na condução desse novo saber, porém, precisa rever algumas questões.
Complete essa ideia escrevendo de 15 a 20 linhas o que você considera que precisa ser feito para que a escola consiga atender às exigências deste novo século e, como a arte pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e para alunos mais críticos, criativos, autônomos e livres.
Soluções para a tarefa
Uma concepção moderna da tarefa do professor requer não apenas ampliar certas formulas pré estabelecidas, como também um exercício profissional competente que inclui autonomia, capacidade de decisão e criatividade.
A formação profissional implica em entender a aprendizagem como um processo contínuo e requer uma análise cuidadosa desse aprender em suas etapas, evolução e concretizações, para redimensionar conceitos alicerçados na busca da compreensão de novas idéias e valores.
A educação de professores, seu desempenho e o trato do conhecimento é de fundamental importância ao delineamento de novos rumos na prática pedagógica. O estudo do professor no seu cotidiano como ser histórico e socialmente contextualizado, pode auxiliar na definição de uma nova ordem pedagógica e na intervenção da realidade no que se refere à sua prática e à sua formação. Quanto maior e mais rica for sua história de vida e profissional, maiores serão as possibilidades do desempenho de uma prática educacional significativa.