História, perguntado por axonek018, 7 meses atrás

A leitura atenta dos textos é fundamental para resolver a questão, pois no enunciado solicita-se que você considere seu conteúdo e identifique semelhanças para escolher a alternativa correta.
O primeiro texto, Tucídides afirma que o homem que não participa das atividades públicas é uma inútil. Além disso ele observa a necessidade de preparação para o debate entre os cidadãos, que, em seu tempo(século V a.c.), ocorria principalmente na Eclésia, instância máxima da democracia ateniense.

No segundo texto, Aristóteles define o cidadão como aquele que exerce funções públicas e apresenta alguns limites para essa participação como a obrigatoriedade da alternância entre os ocupantes dos diferentes cargos.

Note que o enunciado oferece os marcos cronológicos necessários para situar o tema: está em discussão o conceito de cidadania entre os séculos V e IV a.C. Trata-se, portanto, da época em que a democracia vigorou em Atenas(onde viveram os dois autores) e em outras cidades gregas.

Vamos examinar cada uma das alternativas.

• Alternativa A: De acordo com os textos, podemos inferir que para ambos os autores, prestígio social era uma decorrência da participação na vida pública.

• Alternativa B: entre os séculos VIII e VII a.C. a cidade de Atenas era governada pela elite, proprietária de terras e de escravos(os eupátridas). O legislador Sólon(início do século VI a.C.) dividiu os cidadãos em grupos de acordo com a riqueza, critério estabelecido para o acesso a algumas funções públicas, e garantiu o direito de voto na Eclésia aos cidadãos. Clístenes, no final do século VI a.C., estabeleceu nova divisão da sociedade ateniense pela base territorial(o demos), eliminando o critério anterior (censitário). Os cidadãos de cada demos eram eleitos ou sorteados periodicamente para ocupar funções em todos os órgãos do governo ateniense: tribunais, conselho magistraturas. Todos os cidadãos passaram a ter o direito a palavra na Eclésia.

• Alternativa C: A palavra política é derivada de pólis, conceito grego antigo correspondente a cidade-estado. Política era o conjunto de atividades exercidas pelos cidadãos para definir os rumos da vida pública em todos os aspectos, inclusive na política externa (declarações de guerra ou estabelecimento da paz).

• Alternativa D: O local de nascimento era um dos fatores que definiam a cidadania na Grécia antiga, mas o tema não foi abordado em nenhum dos textos.

• Alternativa E: A afiliação também era um dos elementos definidores da cidadania. Contudo, esse aspecto não foi tratado pelos pensadores nos textos citados.

Agora é com você: que alternativa completa de maneira correta a frase do enunciado?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jubatista1981
5

Resposta:

c

Explicação:

pois bem nem eu sei akakakaka ahahahahahahahahaha boa noite

Perguntas interessantes