a leitura analitica e uma pratica ativa,busca dar subsidio para a compreencao do texto .sobas elas devem ser execudadareas etapas que constituiem esse tipo de leitura ,analize as alternativas. E correto o que se afirma. ALTERNATIVAS. .A analise tematica consiste em buscar informacoes sobre o altor,vocabulario a publicacao,o contexto que foi publicado. .Aanalise textualconsiste em entender a mensagem que o autor quer transmitir,sem que seja feitas interferencias pessoais. .A leitura analiticae constituida de etapas ,mas nao necessariamente todas elas devem ser execultadas para que ocorre uma leitura competente. .A analise interpretativa e a construco da autonomia do leitor no texto ,desenvolvendo intelectualmente o leitor apos realizar as outras etapas,
Soluções para a tarefa
Para organizar melhor a questão, as alternativas são:
A - A leitura analítica é constituída de etapas, mas não necessariamente todas elas devem ser executadas para que ocorra uma leitura competente.
B - A análise textual consiste em entender a mensagem que o autor quer transmitir, sem que sejam feitas interferências pessoais.
C - A análise temática consiste em buscar informações sobre o autor, vocabulário, a publicação, o contexto que foi publicado.
D - A análise interpretativa é construção da autonomia do leitor no texto, desenvolvendo intelectualmente o leitor, após realizadas as outras etapas.
E - A análise interpretativa é um estágio intermediário, pois posterior e ela deve seguir a análise temática par retirar a síntese do texto.
É correta a alternativa D.
É quando o leitor interpreta que ele está, propriamente, sendo autônomo na construção de sua leitura: este processo, embora dependa em certo sentido dos anteriores, não se limita a um esclarecimento factual sobre o conteúdo do texto ou uma análise gramatical de seus elementos, e sim de construção do seu significado.
O significado de um texto, inclusive, não necessariamente é o mesmo para dois leitores diferentes: o que toca um indivíduo em uma poesia pode não fazê-lo em outro, e dois leitores podem interpretar de maneira diferente o desfecho de um conto.