Português, perguntado por 2448564627, 1 ano atrás

A Leiteira e o Balde

"Uma leiteira caminhava para o mercado, levando na cabeça um balde grande com leite. Enquanto andava, pensava no que ia fazer com o dinheiro da venda do leite:
- Com o dinheiro que ganhar, vou comprar uma dúzia de ovos. Pondo os ovos para chocar, de uma parte deles vão nascer pintinhos...
...Os pintinhos vão crescer e terei galos e galinhas. Vou vender os galos e ficar com as galinhas, que vão botar mais ovos. Vou vender tudo e comprar uma cabrita e algumas porcas. Se cada porca me der um leitão saudável, vou vendê-los e comprar uma fazenda...
...E quando a fazenda tiver uma boa produção, vou ficar rica. Vou escolher um marido forte e rico que poderá me dar um lindo vestido e uma bela casa. Então, as moças da cidade vão ficar com inveja da minha sorte.
A leiteira estava tão feliz, perdida em seus pensamentos, que sacudiu a cabeça e o balde caiu. O leite se esparramou no chão e não sobrou nada para vender no mercado."
ESOPO. A leiteira e o balde. (Adap. Carla Cavichiolo Flores/Positivo Informática)

Que lição de moral pode ser extraída da fábula?

(A)
Não se deve fazer aos outros o que não se quer para si.

(B)
Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.

(C)
Não podemos ser intolerantes; é preciso ser flexível, saber acomodar as situações para viver melhor ou até mesmo sobreviver.

(D)
Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

(E)
Devemos respeitar nossos limites, contentando-nos com aquilo que somos sem pretendermos mudar nossa natureza.

Soluções para a tarefa

Respondido por EvelynGuirra
16
letra D, pois o texto fala de uma mulher que ficou sonhando com o dinheiro que ganharia, que poderia até conseguir, mas como ela derramou o leite, não tinha como ela conseguir fazer mais nada do que tinha sonhado.
Respondido por ManuelaRS7
7
Letra D, é desse texto que deriva o ditado "não vale a pena chorar pelo leite derramado." Espero ter te ajudado!
Perguntas interessantes