ENEM, perguntado por laislais7215, 10 meses atrás

A leishmaniose constitui um problema de saúde extremamente grave e estima-se que 350 milhões de pessoas estejaminfectadas em mais de 80 países. No Brasil, um dos países em que a situação é mais grave, duas formas deleishmaniose são observadas: a cutânea e a visceral. Em um posto de saúde, houve diagnóstico clínico de uma úlceracausada por infecção por Leishmania, que foi reportada imediatamente ao Ministério da Saúde. Conhecendo-se o ciclode vida da Leishmania, deve-se(A)determinar o antibiótico ao qual essa bactéria é sensível, para estabelecer o tratamento do paciente.(B)buscar possíveis focos de mosquitos flebotomíneos, inseto transmissor dessa bactéria, para prevenção.(C)buscar possíveis focos de mosquitos Aedes, inseto transmissor desse protozoário, para prevenção.(D)averiguar, na comunidade, possíveis cães contaminados, uma vez que esses animais podem ser hospedeirosintermediários desse protozoário.(E)combater a forma epimastigota, intracelular, desse organismo para evitar sua propagação para outras pessoas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
10

A alternativa D) é a correta.

Conhecendo o ciclo de vida a Leishmania, é importante que os profissionais da saúde, os administradores públicos e a sociedade civil comum estejam atentos para averiguar os casos de possíveis cães contaminados, tendo em mente que são hospedeiros intermediários.

A Leishmania é um protozoário transmitido por picadas de moscas do gênero Lutzomyia, que são moscas pequenas, com tom avermelhado e com pelos amarelos, elas são noturnas, porém, são afastadas por repelentes e por coleiras repelentes.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes