a) Leia o texto “Ditadura Escancarada” e responda: como a ditadura militar brasileira justificava o uso da tortura contra quem se opusesse ao regime?
b) No texto “Ditadura Escancarada”, a frase “Contra a Pátria não há direitos” revela o caráter autoritário da ditadura militar. Nas últimas eleições presidenciais, um dos candidatos utilizou o seguinte slogan: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Produza um pequeno texto comparando as frases.
c) Relacione o conteúdo do Artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos ao texto “Da cela, a mãe ouviu o marido ser torturado até a morte”.
d) Alguns historiadores entendem que a repressão aos grupos opositores do regime militar criou uma cultura policial de desrespeito às leis, especialmente dentro das periferias, que seriam vistas como território inimigo a ser ocupado. Portanto, cenas como as descritas no texto “Da cela, mãe ouviu...” – tortura e assassinatos cometidos por policiais militares – seriam recorrentes dentro das comunidades e favelas brasileiras. Você concorda com essa análise? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Ambas frases se tratam de um discurso de direita, defendendo a nacionalidade. Nessas duas frases percebemos que estão colocando o poder político acima da voz do povo e por isso ambos são governos aristocráticos, que buscam exaltar classes altas e diminuir pessoas menos privilegiadas.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/26636858#readmore
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás