Biologia, perguntado por cauanogueira1010, 10 meses atrás

a) Leia o texto a seguir sobre vespas e besouros e responda às questões propostas.

Vespinhas e besouros

Existem pequenos besouros que se alimentam de plantas, como as folhas da salsa, da batata-doce e de várias outras espécies. Certo dia, na ilha de Marajó, uma pesquisadora reparou que, em cima de um desses besourinhos, havia uma vespinha “pegando carona”.

Por pura curiosidade, a pesquisadora fotografou a cena e continuou a observar. O besouro comeu um pouco de uma folha de salsa e, pouco depois, colocou uma série de ovinhos — era, portanto, uma “besoura”.

A partir daí, entra em cena a vespinha. Ela foi até os ovos e, com uma espécie de tubo que possui no final do abdômen (a parte posterior do corpo dos insetos) que lembrava uma agulha de injeção, furou um dos ovos. Deste, saiu uma gota de líquido, que a vespinha tratou logo de beber. Fez isso várias vezes, até que introduziu de novo o seu tubo no ovinho. A vespinha repetiu o processo com a maioria dos ovos. Quando ela terminou, a pesquisadora recolheu a desova do besouro em um vidrinho e a levou para o laboratório, onde poderia acompanhar o que iria acontecer.

Depois de alguns dias, nasceram, dos ovos do besouro, várias vespinhas!

A fêmea do besouro coloca seus ovos presos às folhas da planta. Depois disso, os ovos se transformam em larvas e estas, em pupas. Na última etapa da metamorfose*, a pupa transforma-se em um besouro jovem, que se tornará adulto.

*Metamorfose (do grego meta: além de; morphé: forma, e sufixo ose: estado de): mudança de forma ou de estrutura que ocorre na vida de certos animais.

No entanto, se a vespinha colocar seus ovos nos ovos do besouro, depois de cerca de 11 dias nascerão jovens vespinhas dos ovos do besouro.

A pesquisadora continuou suas observações na natureza e as pesquisas em livros e verificou que esses besouros podem colocar, durante a vida, mais de 2 mil ovos! Se todos nascessem, pensou a pesquisadora, esses besouros poderiam causar um grande estrago no equilíbrio natural: muitas plantas seriam devoradas.

A vespinha, de certa forma, faz um controle natural da população dos besouros, ou seja, ela exerce um controle biológico.

Com base nessa observação da pesquisadora, a vespinha pode ser considerada um importante aliado no controle da população desses besouros. Ela pode ser criada e cultivada no caso de os besouros atacarem plantações de batata-doce e salsa.

Agora responda:

a) Qual era o papel do “tubinho” das vespinhas?

b) Na época de reprodução, as fêmeas do besouro exalam um odor (cheiro) característico. Qual a importância disso para as vespinhas?

c) Você já observou – ou conhece por meio de livros, internet, revistas, etc. – outros insetos que sofrem metamorfose? Procure encontrar essas informações e relate-as.

Soluções para a tarefa

Respondido por lima04rafa
13

Resposta:

a) o papel do tibinho é de injetar os seus ovos non ovos de besouro

b)sim, a importância desse cheirosa é que chama a vespa para injetar os seus ovos nos ovos do besouro

c)sim por exemplo a lagarta que vira borboleta.

Respondido por estheraraujosimoes07
0

Resposta:

a) O papel do tubinho era colocar ovos.

b) As vespinhas podem se orientar por esse odor para reconhecer as fêmeas de besouros que estão em reprodução e, assim, escolher em quais deve “pegar uma carona”; afinal, elas não passam a vida toda em cima dos besouros.

c) Espera-se que sejam mencionados alguns exemplos como o das borboletas, das moscas e mosquitos

Explicação:

Perguntas interessantes