Português, perguntado por laura18405, 11 meses atrás

a) Leia o texto 2, da página 42 - "Apologo brasileiro sem véu de alegoria de Antonio de Alcántara Machado
• Consulte seu dicionário para verificar o significado de palavras que você não conhece
. Anote no cadero as dificuldades de compreensão que você queira discutir com os colegas e o professor
b) Escreva um pequeno texto comentando o aspecto ou a passagem de que você mais gostou no conto de
Alcántara Machado

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
31

a. Talvez a área em que a compreensão fora mais dificultada está no seguinte trecho: " delator quis jurar sobre a bíblia, mas foi imediatamente recolhido ao xadrez porque com autoridade não se brinca." Entretanto, após análise textual, podemos compreender que o autor estava fazendo referência  à ida do homem cego à prisão por encabeçar o movimento.

A passagem que mais agradou durante a leitura foi: " Não se pode viver sem luz! A luz é necessária! A luz é o maior dom da natureza! Luz! Luz! Luz!”, vinda de um homem que era cego.

Respondido por JLFagundez
2

A – Algumas palavras do texto que podem causa dificuldade de compreensão são: alumiavam (iluminar), taioca (formiga), cuspada (cuspir), matutando (pensando), fulo (furioso), entre outras.

Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria

O conto é de Alcântara Machado, e fala sobre um cego, músico, que viaja para Belém com seu guia, após um concerto de flauta em outra cidade.

O cego, chamado Baiano Velho, promove uma rebelião no trem quando descobre que não há luz nos vagões.

O trem acaba ficando destruído, e quando chega em Belém, o delegado não acredita que o responsável pela ação foi um homem cego.

Leia mais sobre Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria em:

B – A passagem que o texto proporciona ao leitor fala sobre um ditado muito conhecido que diz: Em terra de cego, quem tem olho é rei; ou seja, em um lugar onde há ignorância, que tem conhecimento sobre o que está errado é quem comanda a situação.

Como identificar uma passagem em um texto?

A passagem do texto é marcada na narrativa através de memórias e lembranças de um determinado personagem, aparecendo como uma digressão ou um flashback.

Normalmente, esse tempo é encontrado em histórias com narrador onisciente (aquele que tudo vê) ou narrador personagem (que participa da história).

Leia mais sobre passagem de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/45196275

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes