A Lei nº 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão, determinando que sejam garantidas formas institucionalizadas de apoiar seu uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina de Libras como parte integrante do currículo nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia. O Decreto nº 5.626/05 a regulamenta, visando à inclusão dos alunos surdos. De acordo com o disposto na referida legislação, pode-se afirmar que: I. Recomenda-se que o trabalho pedagógico seja desenvolvido num ambiente bilíngue, utilizando-se a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. II. Garante-se o Atendimento Educacional Especializado com dedicação de um horário diverso daquele em que o aluno está na classe comum, com destaque para três momentos didático-pedagógicos. III. Oferta-se material produzido em Braille para ter acesso ao currículo. A escrita braile é realizada por meio de uma reglete e punção ou de uma máquina de escrever braile. É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma: a. As alternativas II e III estão corretas b. As alternativas I e III estão corretas c. Apenas a alternativa III está correta d. As alternativas I e II estão corretas
Soluções para a tarefa
letra d- alternativas I e II estão corretas.
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre o Decreto nº 5.626/05, que possui relação com a Língua Brasileira de Sinais, é a letra D) As alternativas I e II estão corretas.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que o trabalho pedagógico deve possuir ambas as línguas, a língua portuguesa e LIBRAS.
II - A segunda afirmativa está CORRETA, dado que há uma garantia de Atendimento Educacional Especializado em horário diferente do horário comum de ensino.
III - A terceira afirmativa está ERRADA, pois não há oferta de material escrito em Braille.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/26075241