ENEM, perguntado por kaiovitormorais6884, 11 meses atrás

A lei não concedia anistia aos que se haviam envolvido na luta armada e eram acusados do que o governo definia como "crimes de sangue”. [...] Mais grave, porém, era conter a lei um perdão incondicional aos integrantes do Aparato Repressivo que estiveram envolvidos com a tortura. O dispositivo era uma evidente vitória dos setores de linha-dura, e eliminava a possibilidade de denúncia criminal contra os acusados da prática de tortura. ALVES. M.H. M.Estado e oposição no Brasil (1964 -1984). Petrópolis: Ed. Vozes. 19S4. A norma legal aponta para um aspecto político institucional desse momento histórico, que está expresso na O a) atuação legalista da esquerda organizada. O b) orientação conciliadora das classes médias. O c) coligação partidária de grupos reformistas. O d) definição conservadora da aliança civil militar. O e) composição situacionista das assembléias estaduais.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0
Oi, boa tarde!

Conforme o texto, o anunciado e a pergunta anteriormente realizada pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra d) definição conservadora da aliança civil militar. 

Isso está correto pois no período militar vivenciado pelo Brasil, denominado anos de ferro, a repressão aos grupos questionadores e que não concordavam com a censura, violência e linha-dura eram severas e completamente inadequada, inaceitáveis. A definição da aliança militar promoveu a não concessão de retorno ao país de origem de quem foi contra o governo militar.
Perguntas interessantes