A Lei n.º 11.645/08 torna obrigatório, no currículo dos ensinos fundamental e médio (público e privado), o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), espera-se que os alunos do quinto ano desenvolvam a seguinte habilidade, dentre outras: (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Com base nisso, considere a situação hipotética a seguir.
Neste Desafio, você, no papel de professor, consegue identificar as falhas dessa situação hipotética? Elabore um pequeno texto, explicitando os problemas encontrados e apontando possíveis soluções
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A situação hipotética apresenta uma atividade que segue o estipulado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, e atende às recomendações da BNCC, explorando com os alunos a diversidade de formas de contagem do tempo e os diferentes entendimentos que as culturas têm sobre o passado, o presente e o futuro.
Porém, houve, sim, falhas na continuidade dos estudos, porque o professor privilegiou, posteriormente, o cronológico e linear da história brasileira, sem problematizar essa forma de organização do relato histórico, entendendo-a como “natural”.
Dessa forma, as visitas à comunidade indígena e ao quilombo urbano tornaram-se meros exemplos de "outros", sendo tratados com exotismo, enquanto a narrativa "oficial" seguiu pautada por parâmetros de um tempo eurocêntrico.
O professor deveria, ao longo de todo o ano letivo, levar em consideração a pluralidade de temporalidades que envolvem os sujeitos históricos que compõem a diversidade étnico-cultural brasileira.
A atividade utiliza bases sobre as Leis e Diretrizes Básicas, possibilitando que os alunos tenham acesso a uma série de competências para explorar o saber. Aqui, vemos que as práticas se conectam com a importância da diversidade, mas também do respeito ao legado histórico das comunidades indígenas.
Como o professor, como atuar a partir desse caso?
Levando em consideração a temporalidade do nosso país, bem como o respeito a pluralidade, apresentando a partir da BNCC olhares sobre o desenvolvimento do nosso território, a partir do conceito de cultura, bem como dos entendimentos sobre o passado, o presente e o futuro de cada uma delas.
Mais sobre as comunidades indígenas para auxiliar na atividade:
https://brainly.com.br/tarefa/22367362
#SPJ2