História, perguntado por adoceib, 9 meses atrás

A Lei Imperial nº 3.353, nome oficial da Lei Áurea, foi apresentada à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo então ministro da agricultura no dia 8 de maio de 1888. Foi aprovada e levada ao Senado que também a aprovou no dia 13 de maio e após foi assinada pela princesa Isabel como regente do Brasil.

Deste modo, analise as afirmativas a seguir:


A luta pela abolição, entretanto, tinha começado bem antes. Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII.

Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal.

Em 1761 o mesmo Marquês de Pombal decretou o fim da escravidão negra, porém, isso foi implementado apenas na metrópole europeia, territórios na Índia e depois à ilha de madeira.

Para a Coroa abolir a escravidão negra na América foi fácil, pois não representaria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas.

No século XVII, o modelo de escravidão indígena estava no auge, sendo incrementado pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita.


Assinale a alternativa correta:




a.
Apenas I e IV estão corretas.


b.
Todas as alternativas estão corretas.


c.
Apenas II é correta.


d.
Apenas I, II e III estão corretas.


e.
Apenas I, III e V es

Soluções para a tarefa

Respondido por LauraaURA
19

Resposta:

Letra D

Explicação:

Apenas I, II e III estão corretas

Respondido por nataliafransantos
0

Sobre a Lei Áurea, assinada no ano de 1888 pela princesa Isabel, as alternativas corretas são I, II e III (alternativa d).

A abolição da escravidão do Brasil

A Lei Áurea foi uma lei que aboliu a escravidão no Brasil. Anteriormente já havia um movimento para a libertação dos escravizados e havia surgido uma série de leis que limitavam a escravidão de alguns grupos , mas que tinham pouco efeito sobre o problema.

A alternativa IV está incorreta porque a abolição da escravidão na América não foi fácil, pois os escravizados eram responsáveis pela geração de riquezas principalmente no Sul dos Estados Unidos, no Haiti e no Brasil.

A alternativa V está incorreta porque a escravização indígena no Brasil sempre enfrentou dificuldades, seja pela resistência indígena ou pela ação dos jesuítas. Além disso a escravidão africana não era aceita pelos escravizados que também resistiam a ela.  

Aprenda mais sobre a Lei Áurea em: https://brainly.com.br/tarefa/33697651

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes