História, perguntado por patyj962, 4 meses atrás

A Lei do Ventre Livre ajudava de fato a acabar com a escravidão ou as suas regras dificultavam o alcance desse objetivo​

Soluções para a tarefa

Respondido por taerinok
0

Ajudava, a lei causou divisões profundas entre deputados do Norte e Sul do Brasil, e depois, sua aprovação trouxe mudanças significativas, permitindo o fortalecimento do movimento abolicionista.


kauakaua51: você está equivocada
taerinok: pode me dizer o erro, por favor? desculpe-me desde já.
taerinok: estudei dessa forma, logo acho que a didática coloca a lei do ventre livre como algo favorável a ABOLIÇÃO da escravidão, não ao fim do racismo no Brasil, por isso ainda tenho minha resposta como a mais aceita didaticamente falando.
kauakaua51: Boa noite. Seu erro está claro. A Lei do Ventre Livre não ajudou em nada, apenas no falso marketing que o Brasil fazia. Agora eu te faço uma pergunta: por que essa lei é um marco bom sendo que os negros ditos "livres" ainda eram vítimas de injúrias cometidas pelo próprio governo?
taerinok: Todo o processo de abolição ocorreu de forma lenta e gradual, é isso que falta você considerar, não é porque uma parte da abolição não foi tão relevante que quer dizer que pode ser considerada inútil, longe disso, foi criada uma matrícula de escravos, sendo obrigação do senhor registrar todos os seus escravos
taerinok: no prazo de até um ano. Os escravos não registrados a partir disso seriam considerados livres. A existência desse registro foi usada por abolicionistas para lutar contra a escravidão no Brasil, pois advogados abolicionistas vasculhavam as matrículas de escravos atrás de irregularidades. Quando encontravam uma, eles acionavam a Justiça para requerer a liberdade para o escravo não registrado.
taerinok: Essa lei também contribuiu para deslegitimar a escravidão no Brasil, mas, ainda assim, tinha caráter conservador, pois foi promulgada para impedir que mudanças abruptas acontecessem.
kauakaua51: Minha querida, não justifique o injustificável! A escravidão não acabou mais cedo por causa dessa lei, muito pelo contrário, ela acabou pois os escravos não davam mais lucro ao governo.
taerinok: Sinto que você não pretende se abrir a uma discussão já que pela forma como me respondeu nem sequer se deu ao trabalho de ler o que tenho a dizer, e lhe falta um prévio conhecimento do assunto, muito obrigada de qualquer forma, conhecimento é sempre bom de todo modo.
kauakaua51: Não, você, mais uma vez, está equivocada. Estou aberto ao debate, mas não aceito que você diga algo que, na minha visão e na visão da ética moral, é errada. Enfim, abraços.
Respondido por kauakaua51
0

A escravidão sempre existiu, por mais que existisse a Lei do Ventre Livre.

O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravatura, portanto não houve "favorzinho" do governo monarca quando ele criou essa lei.

Na minha ótica, essa lei não ajudou com a abolição desse marco triste da história brasileira, pois os filhos de escravos ainda viviam sob regime escravocrata, por mais que eles não foram escravizados, como seus pais.

Eles sofriam preconceitos e injustiças, como, infelizmente, sempre sofreram.

Lei nenhuma irá mudar isso, mas sim a quebra dessa antipatia que a sociedade tem com o povo que estruturou o país.

Perguntas interessantes