Filosofia, perguntado por solangebaumgaertner, 2 meses atrás

A lei de regulamentação da profissão Lei Nº 8662/93 e o Código de Ética de 1993 trazem diversos elementos que protegem os direitos dos assistentes sociais em seus espaços de atuação, uma vez que o profissional deve contribuir para a democratização e desburocratização dos processos de trabalho, programas e informações institucionais, posicionando-se politicamente. No entando, estando imerso no ambiente institucional, o assistente social não consegue ter uma perspectiva ampla com relação às demandas que lhe são postas, limitando-se, muitas vezes, a responder aos interesses da hierarquia institucional. Você é assistente social de uma instituição de saúde e, há um ano, acompanha o trabalho de Vanessa, estagiário em Serviço Social. Um dia ela lhe convida para um seminário na sua faculdade. A seguir, veja detalhes do ocorrido.
o seminário terá um ciclo de palestras ao final do evento, cujo tema será as novas práticas e desafios da área, quando Vanessa apresentará o seu relatório de estágio com sua análise sobre as diferenças entre a teoria e a prática profissional.
Julgando ser pertinente a sua participação, uma vez que o evento poderá trazer muitos conhecimentos para aprimorar o seu trabalho, você solicita dispensa para o dia do evento. Entretanto, sua chefia se posiciona contrária ao seu pedido de libertação, alegando que os seus anos de prática profissional são mais enriquecedores do que qualquer nova perspectiva que possa ser apresentada em um evento destinado a graduandos.
Insatisfeito com a postura da sua chefia, defenda um posicionamento sobre a relevância de sua participação, com base na legislação.​

Soluções para a tarefa

Respondido por railanarego2f
0

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Inicialmente, seria necessário tentar dialogar com a chefia, explicando que o direito ao aprimoramento intectual é garantido no Código de Ética profissional. Depois, poderia ser discutida a reposição de horas ou, até mesmo, a posterior apresentação para a equipe, em formato de oficina, dos assuntos discutidos no evento.

Também seria importante buscar, no setor jurídico e no setor de Recursos Humanos da instituição, informações sobre meios legais de solicitação de dispensa para comparecimento a eventos científicos da área, considerando que a participação devidamente comprovada no evento pode ser contabilizada como dia de trabalho.

Além disso, seria possível notificar o conselho regional da área de abrangência, uma vez que  o posicionamento da chefia fere os princípios do Código de Ética e atenta contra os direitos de qualificação do profissional para a adequada realização do seu trabalho, conforme o Projeto Ético-político.

Explicação:

Perguntas interessantes