Química, perguntado por arthuralmeidatu, 9 meses atrás

A lei de Fick é de grande utilidade na determinação de parâmetros referentes à difusão em sólidos. Suponha uma placa de ferro separando dois ambientes, uma rica em carbono e a outra com baixa concentração de carbono. Considerando que a condição de regime estacionário foi atingida, calcule o fluxo difusivo do carbono por meio da placa de ferro, sabendo que as concentrações de carbono em a = 0 mm e b = 10 mm são, respectivamente, 1 e 0,1 kg/m³ e a difusividade D = 3.10-11 m²/s. (Ciências dos Materiais. Luis Henrique de Souza. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. 288 p. “Graduação - EAD”.) Avalie as afirmações abaixo: I – A variação de concentração é de 0,9 kg/m³ II – O valor do termo equivalente de dC/dt é de 50 kg/m4 III – O fluxo difusivo é igual a 2,7.10-9 kg/m².s IV – No ponto x = 5 a concentração de carbono seria de aproximadamente 0,55 kg/m³ Estão corretas:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
10

I, II e IV.

A lei de Fick consiste em uma importante utilidade para se determinar parâmetros relacionados à difusão em sólidos.  

De forma que uma placa de ferro responsável pela separação em dois ambientes, uma com grande concentração de carbono e outra com baixa concentração.  

Considerando os dados expostos no enunciado da questão, é possível observar que a variação de concentração é da ordem de 0,9 kg/m³.

Bons estudos!

Perguntas interessantes