Pedagogia, perguntado por francinepimentel001, 7 meses atrás

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), em vigor desde 1996, passou desde então por várias alterações, que tiveram como objetivo mantê-la atualizada frente às demandas da educação no país da melhor maneira possível. Muito do que está contido nesta lei ainda busca ser efetivado, prova disso é que seu texto é base para as discussões dos Plano Nacional de Educação (PNE) vigente (2014-2024). Neste Plano, temos as metas 15, 16 e 17 que dizem respeito aos profissionais da educação, a partir do “Título VI - Dos Profissionais da Educação” contido na LDBEN.
Considerando o contexto acima, faça o que se pede:
- Leia as metas 15, 16 e 17 do PNE (2014-2024):
META 15 - Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.
META 16 - Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
META 17 - Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicasoli
17

Resposta:

As metas não foram alcanças. Com base na minha pesquisa, o governo não valoriza e não capacita os profissionais da educação. Percebi um alto índice de professores sem nível superior, ou que mesmo quando possuem o nível superior não possuem habilidade especifica para as série que lecionam. Percebi também através da pesquisa no anuário da Educação Básica, que grande parte dos professores sentem muita dificuldade com diversos assuntos relacionados diretamente nas salas de aula. Uma dessas questões, menciona a dificuldade para a inclusão de alunos que necessitam de educação especial.  

o Plano de Educação Nacional é importante para o governo encontrar com exatidão o problema que afeta diretamente a evolução da educação no Brasil.  

É de extrema importância que todo pedagogo conheça o Programa Nacional de Educação a fundo, que ele veja quais são os problemas da educação e tente de alguma forma, melhorar sua capacitação e principalmente apontar com exatidão o que lhe falta para um bom andamento do seu papel nas escolas

Explicação:

Perguntas interessantes