A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, apresentada em 1948 como anteprojeto, tramitou até 1961, quando foi promulgada. Em 1962, a LDB foi aprovada. Durante esse período o debate entre os reformadores e católicos continuou.
É CORRETO afirmar que a principal polêmica entre eles está indicada na alternativa:
a)Sobre o papel do Estado e o financiamento da educação.
b)Sobre a organização do ensino fundamental.
c)Sobre a organização e estrutura das escolas de formação de professores.
d)Sobre o papel dos municípios na organização do sistema de ensino.
e)Sobre o papel dos Estados na organização do sistema de ensino.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Sobre o papel do Estado e o financiamento da educação
Explicação:
A principal polêmica entre eles está indicada na alternativa: Sobre o papel do Estado e o financiamento da educação. Alternativa correta, letra A.
A aprovação da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1962, gerou polêmicas e controvérsias, principalmente pela participação da Igreja Católica no seu processo de aprovação, sendo que esta tinha uma visão sólida e inflexível de que a educação deve ser incumbida à Igreja, e tem por finalidade elevar as mentalidades dos estudantes à sua verdadeira destinação espiritual, consequentemente preparando-os para a cidadania.
Nesse período, diversos estudos estavam surgindo sobre a história da educação brasileira, então, a participação da Igreja e suas ideologias não eram bem vistas nos debates e reformas educacionais brasileiras, pois sua visão contrariava o que vinha sendo estudado.
Eram dois grupos opostos, reformadores e católicos, com concepções de homem e de mundo distintas, alicerçando e justificando suas reivindicações para a educação brasileira, através dos discursos intelectuais mostrados.
Continue aprendendo sobre a LDB:
https://brainly.com.br/tarefa/14330978
Bons estudos!