A Lei de Coulomb estabelece que a intensidade da força eletrostática F1 entre duas cargas elétricas Q1 e Q2 é diretamente proporcional ao produto dos módulos dessas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância d que as separa, ou seja: F1 é igual a k vezes a fração de numerador módulo de Q1 vezes módulo de Q2 e denominador d ao quadrado. em que k é a constante eletrostática no vácuo, dada por k é igual a 9 vezes 10 elevado a 9 newton vezes metro ao quadrado por coulomb ao quadrado. Outra força F2 é criada quando são mantidas as cargas elétricas Q1 e Q2, mas a distância entre elas se torna igual ao triplo da anterior. Qual é a razão entre as forças F1 e F2?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A razão entre as forças F1 e F2 é de 9.
Como dito na questão, a força elétrica resultante entre duas cargas q1 e q2, separadas por uma distância d, pode ser calculada através da Lei de Coulumb, como sendo:
Como na condição inicial, q1=Q1, q2=Q2 e d=D, temos que:
Fazendo com que a distância seja o triplo da distância original, ou seja, d=3D, e que as cargas sejam mantidas, temos uma força elétrica resultante que pode ser calculada como:
Logo, a razão entre F1 e F2 pode ser dada por:
Portanto, a razão entre F1 e F2 é de 9.
Veja mais sobre a força elétrica:
https://brainly.com.br/tarefa/2051098
Perguntas interessantes