A lei áurea foi assinada em 1889. Portanto, mesmo após 120 anos, os afro-brasileiros continuam sendo excluídos da sociedade. Após sua libertação, para eles restaram os trabalhos braçais e mal pagos. Portanto, eles foram colocados à margem da sociedade, sem nenhum tipo de instrução e oportunidade. Esse problema, até hoje, faz parte da vida da população afro-brasileira. Em geral, os afro-brasileiros são excluídos do acesso às universidades e das oportunidades de emprego. Acerca da exclusão social analise as afirmativas a seguir: i. No geral, os afro-brasileiros precisam comprovar a sua competência 10 vezes mais do que o resto da população para ter acesso aos altos cargos de chefia. Portanto, a exclusão social é presente também nas oportunidades de emprego; ii. Por conta da marginalização da população afro-brasileira, o estado precisa desenvolver políticas públicas e legislações protetivas para os mesmos. Isso é suficiente para erradicar a exclusão social; iii. A exclusão social é gerada por uma herança colonizadora. A desigualdade atual ainda possui resquícios da era escravagista. Portanto, ainda nos dias atuais, a maior parte da população afro-brasileira não possui acesso a uma educação de qualidade e oportunidades de trabalho; iv. O processo de pós-abolição foi bastante excludente, já que não foram proporcionadas oportunidades para a população afro-brasileira. É correto o que se afirma em:.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre a exclusão social no Brasil, a alternativa correta é: V-F-V-V.
Correto. Historicamente, afro brasileiros devem comprovar sua competências 10 vezes mais, por conta da questão do racismo estrutural.
Incorreto. A exclusão social é um processo muito mais complexo, que exige políticas públicas eficiente a longo prazo, assim como a mudança moral da própria sociedade.
Correto. Uma das principais causas da exclusão social se dá pela herança colonizadora, que impede a população afro-brasileira de ascender.
Correto. Mesmo após a abolição, observou-se uma questão excludente, por conta da permanência do preconceito e discriminação.
Perguntas interessantes